O livro de Provérbios é riquíssimo em palavras de reflexão e sabedoria. Aqui, compartilho algumas mensagens que brotaram no meu coração ao reler essas pérolas. Espero que te edifiquem.

 

“Os justos são corajosos como o leão”. Provérbios 28:1b

Sou da seguinte opinião: deu medo? Vai com medo mesmo. Coragem não é ausência de medo, é a capacidade de tentar, ainda que com receio ou insegurança. Não permita que o medo te paralise. Vá em frente! ‘Seja forte e corajosa. Não temas, nem desanime’. O mesmo Deus que declarou essa frase de apoio e encorajamento para Josué, declara hoje para você. Não se atemorize, seja valente.

“O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja?”. Provérbios 27:4

A inveja é tão nociva que temos facilidade em apontar nos outros, mas em nós mesmas não gostamos de reconhecer. A bíblia diz que a inveja apodrece os ossos. O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos, ou seja, destrói a alma de quem sente inveja, não do ser invejado. Precisamos reconhecer para buscar em Deus cura interior e transformação. Comece pedindo a Deus que sonde seu coração, te mostre, em seguida, peça à Ele perdão e busque mudança de comportamento. 

“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda”. Provérbios 26.20

Temos lido inúmeros provérbios que trazem conselhos práticos sobre como dominar a língua e sobre não entrar em confusões.  O verso escolhido para a reflexãode hoje nos ensina que diante de uma situação de briga, não devemos instigar a contenda, pelo contrario, devemos ser pacificadores para que morra a discussão. Mesmo que as evidências digam o contrário, obedeça a palavra de Deus. Mesmo quando não sentir vontade, perdoe. Mesmo quando não quiser ajudar, ajude. Doe, seja generoso, pague o mal com o bem e se cale, não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.

“Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber”. Provérbios 25:21

Fazer o bem e acolher as necessidades do próximo não deve ser uma tarefa seletiva. Devemos nos empenhar para que a generosidade de Deus nos alcance e nos permita fazer o bem sem olhar a quem. Definitivamente não deve-se combater o mal com o mal, pelo contrário,  retribua o mal com o bem. Deus espera de nós compaixão e amabilidade em todas as relações. Ele não disse que seria fácil, mas Jesus nos mostrou na prática que é possível.  Esforcemo-mos para viver em paz com todos e tendo oportunidade,  seja bom inclusive com quem te odeia.

“Não tenha inveja”. Provérbios 24.1

Quando somos indagados sobre qual nosso maior defeito, é comum ouvirmos perfeccionismo,  ansiedade, ciúmes, etc., mas curiosamente ninguém fala inveja. Ninguém gosta de se reconhecer invejosa, mas para destruir um pecado, o primeiro passo é reconhecer, em seguida devemos nos arrepender e por fim mudar nossa conduta. Não seja invejosa, não deseje o que é do outro, aprenda a se alegrar com quem se alegra. Seja generosa sempre!

“Não vale a pena conversar com o tolo, pois ele despreza a sabedoria do que você fala”. Provérbios 23:9

Peça a Deus que sonde suas conversas e lhe mostre o que não é bom. Não se envolva em tolas discussões. Em tempos de ânimos exaltados, polaridade e radicalismo, eu fujo de discussões sobre política e religião,  por exemplo. Antes de tentar convencer os outros pelo seu muito falar, deixem-se convencer pelo seu proceder.  Sua maneira honesta, coerente, sábia e amorosa expressa o caráter do verdadeiro imitador de Cristo e valem mais que um discurso exaltado.

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre”.Provérbios 22:9

A generosidade é uma das virtudes mais admiráveis na minha opinião. Ela é aprendida, desenvolvida à medida em que a praticamos. Jesus é meu maior exemplo de generosidade,  Ele caminhou mais uma milha, perdoou 70 x 7, deu uma túnica tendo duas,  ouviu ao necessitado,  olhou nos olhos os rejeitados pela sociedade… Enfim, te convido a refletir sobre generosidade.  Não apenas no dar, mas também no sentir, tratar, ouvir, acolher e amar.

“Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta”. Provérbios 21:9

Eu diria que é melhor viver no deserto do que dividir um palácio com uma pessoa briguenta. Não há paz ao lado de quem só reclama de tudo o tempo inteiro.  É um desafio permanente conviver com quem está no modo briga ativado. Que nós sejamos pacificadores, afinal, um não briga sozinho. Seja sábio para não entrar em brigas, para não se deixar contaminar por murmurações e para não se tornar desagradável.

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você”. Provérbios 20:22

Vivemos em um mundo em que as pessoas contam vantagem por não levarem desaforo pra casa ou por serem vingativas. Isso não é bíblico! A vingança pertence ao Senhor. Sigamos pagando o mal com o bem. Cristo nos chamou para pacificar, para expressar o amor de Deus na terra. Não perca o foco!

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Provérbios 18:21

Dominar a própria língua é uma tarefa tão desafiadora, que é comparada com aquele que governa uma cidade inteira. Precisamos usar nossa boca para abençoar e não amaldiçoar. Observe se você fala mais palavras de encorajamento ou críticas, veja se você agradece mais ou reclama demais, preste atenção se você elogia ou murmura. Se ouça! Escolha todos os dias ser uma benção. Use suas palavras, seus dons e talentos para expressar o amor de Deus nessa terra. O poder de vida e morte estão na língua,  use-a sabiamente.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. Provérbios 16:3

Precisamos viver em total dependência de Deus. Devemos falar com Ele sobre cada um dos nossos passos. Compartilhe com Deus seus planos, sonhos,  pedidos… Creia que Ele é abençoador daqueles que o buscam. Não viva como órfão, confie que temos um Pai que nos apoia, orienta, instrui, aconselha e tem pra gente os melhores planos. Muitas vezes, apenas comunicamos a Deus nossos projetos, enquanto precisamos contar a Ele, buscar seu apoio, opinião, instrução,  etc. Consagrar é o mesmo que dedicar. Ofereça à Ele e espere por sua resposta.

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Provérbios 15:1

Em outras palavras, a resposta branda desvia a fúria, mas a palavra dura desperta a ira. Como você responde a ofensa? Você é do tipo que ataca, que não leva desaforo pra casa ou é do tipo que pacifica, que paga pra nem entrar em uma briga? Nós não podemos controlar o outro, a maneira com que age ou reage, mas podemos nos controlar. Só você pode se conter. Seja vigilante com as suas palavras, gestos e atitudes. 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.