“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Efésios 6:4
Criação de filhos é assunto complexo. Minha mãe diz que não há fórmula, erramos tentando acertar. A verdade é que a bíblia nos instrui no caminho do amor, não devemos irar nossos filhos.
A orientação é clara: os pais não devem irritar seus filhos, devemos procurar criá-los segundo a instrução e o conselho do Senhor. Para isso, o diálogo e a a compreensão são essenciais.
Estou aprendendo, seguimos criando e vamos descobrindo com a ajuda de Deus a melhor forma de fazer isso, mas posso registrar aqui alguns ensinos preciosos, fruto de oração e experimento:
– Não corrija na hora da raiva, espere se acalmar para ter uma boa conversa. De nada adianta gritar e esbravejar, ensinamos pelo exemplo.
– Não seja incoerente. Se você cobra que seu filho fale a verdade, não minta. Se exige organização, não promova desordem.
– Essa declaração pode até ser polêmica, mas vai de encontro ao que eu acredito, não acho que a disciplina deva ser executada com violência. Pelo contrário, ame, eduque, promova um ambiente seguro, onde o perdão e a compreensão são essenciais.
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6
Observe que esse verso cita para que andemos no caminho, ou seja, não apenas indicamos, vamos juntos!
Deus te abençoe nessa linda e emocionante missão de amar e cuidar com zelo e diligência.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!