“O grande amor de Deus nunca termina. A única razão por não sermos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. Ela é inesgotável. Ela se renova a cada manhã; grande é a sua fidelidade”. Lamentações de Jeremias 3:22

A bondade e  fidelidade de Deus são inesgotáveis, se renovam todos os dias, provando seu grande amor por nós. Fala-se muito em resilência, gostaria de refletir sobre esse conceito da física, que pode perfeitamente se aplicar a nossa fé. Se você pegar um copo descartável e amassá-lo, seu tamanho se diminuirá. Soltando em seguida, ele voluntariamente tenta voltar ao seu formato anterior. Assim somos nós! Podemos ser moídos, amassados, mas somos renovados em Deus e podemos nos reerguer. Desfrute o amor do Pai que não tem fim. 

“Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; porque Deus resolveu abençoá-la maravilhosamente! Muito em breve você ficará grávida, dará à luz um menino, e lhe dará o nome de ‘Jesus’. Ele será muito importante, e será chamado de Filho do Deus Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono do seu antepassado Davi; e ele reinará sobre o povo de Jacó para sempre; e o seu Reino nunca acabará!” Lucas 1.30-33

No Natal celebramos o nascimento de Jesus, me chama a atenção nesse texto, imaginar que a jovem Maria era virgem, solteira, tinha entre 13 e 16 anos, foi convocada a uma nobre missão e não esmoreceu. Ela seguiu crendo e confiando no plano perfeito de Deus. Se coloque no lugar dela e ouça o anjo do Senhor lhe dizendo: não temas! Que o Natal aconteça no seu coração com o renascimento da paz, alegria, amor, prosperidade e coragem. Cristo vive!

Avance em sabedoria!

Envelhecer e amadurecer são duas coisas diferentes. Você pode se tornar velho com o passar do tempo, mas não avançar em sabedoria. Se tornar sábio requer humildade. Muitas vezes, vamos precisar mudar de ideia, rever conceitos, pedir desculpas, receber conselhos, recomeçar… Para isso, seja realmente sábio e agarre a vida como um presente. Procure viver em paz com todos, expresse o caráter e as virtudes de Cristo e busque andar em amor.

“pois a sabedoria vale mais que pedras preciosas; você pode imaginar qualquer tipo de riqueza, mas isso não pode se comparar com o valor da sabedoria”. Provérbios 8:11

“Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo. Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo”. Filipenses 2:15-18

A alegria torna a vida mais leve. A bíblia diz que a inveja e a ira abreviam os dias, mas a alegria é fonte de contentamento. Procure viver alegremente.  Não se trata de ser risonho ou bobo, a alegria verdadeira é um estilo de vida em que você decide conscientemente se parecer com Jesus, você renúncia à murmuração e a substitui por palavras de gratidão, você sorri diante do futuro, aceita o novo, está disposto a mudar sempre que necessário, tem um coração humilde, manso e perdoador. O poeta já disse que “é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”, desfrute! Decida ser mais alegre e menos triste. Ria de si mesmo, decida ver o lado bom das coisas, treine seu olhar, foque no que te edifica e sim, sorria! A alegria é uma manifestação do fruto do Espírito tão necessária quanto paz, amor, bondade, amabilidade, delicadeza, mansidão e autocontrole. 

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação
de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4.6

Relutar contra a ansiedade é algo desafiador, mas necessário para buscar uma vida de paz. Ao apresentarmos a Deus nossos pedidos, devemos nos aquietar e aguardar tranquilamente.  Se você plantar uma semente, não pode revisitar a terra em seguida, vasculhar, retirar a semente, olhar e replantar. Não! Você precisará esperar o tempo certo dela assentar na terra, vai regar, cuidar para que tome sol, vai até falar com a plantinha, mas precisa confiar no processo e principalmente esperar. Assim devemos agir com nossas inquietações. Aprenda a esperar, não fique naquela expectativa adoecedora, não perca o sono, descanse e confie. Aquilo que depender exclusivamente de você, faça e procure fazê-lo com excelência,  mas aquilo que depende de Deus, entregue nas mãos DEle simplesmente. Todos ao seu redor podem estar ansiosos, mas sua alma precisa descansar Naquele que te prometeu. 

“Por causa da preguiça, o telhado se enverga;
por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras”. Eclesiastes 10.18

Esse tema é tão amplo e necessário que mereceu várias reflexões a respeito. Esse verso falou muito ao meu coração. Quem se dedica a compartilhar a palavra de Deus, naturalmente será provado ou testado exatamente naquilo que se propõe a testemunhar. Não estou falando continuamente sobre vencer a preguiça à toa, tenho relutado contra isso frequentemente.  Não gostamos de admitir que às vezes nos deixamos ser dominados pela preguiça e pelo desânimo, mas reconhecer nossas falhas pode ser o primeiro impulso para a mudança. O verso acima sabiamente sugere que se não reparar a goteira, o telhado vai se envergar. Não deixe que a preguiça se instale no seu cotidiano, rompa e vença com força de vontade, diligência e ânimo. Comece hoje! Não espere a segunda-feira para iniciar a caminhada já tão adiada. Comece ou recomece hoje tudo o que você tem adiado.