“As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Provérbios 10.4-5

Curtir um dia chuvoso ou um domingo preguiçoso pode ser até bom, mas não deve se tornar um hábito diário. Esses momentos de ócio,  devem ser a excessão, minoria, não o tempo todo. Aquele que é correto, comprometido e disciplinado, colherá boas recompensas. O trabalhador, se antecipa e faz o que precisa ser feito, já o preguiçoso reclama, critica e nada faz. Eu devo confidenciar que estava preguiçosa em retomar a atividade física diária, mas minha saúde me cobrou um novo posicionamento e precisei vencer a preguiça e finalmente acordar uma hora mais cedo para me exercitar. Não é agradável quando o relógio desperta e a cama quentinha parece não querer me deixar, mas tomei uma decisão: vencer a preguiça e preciso honrar esse compromisso.  Seja em qual área você estiver preguiçoso, receba hoje coragem e força para romper. 

“Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra”. Provérbios 20.13

A preguiça não é apenas um péssimo hábito, ela é destrutiva e pecaminosa. Nossa carne tende a ser preguiçosa, desejamos ficar quietos, em nossa zona de conforto, mas precisamos ser encorajados a fazer o que precisa ser feito, da melhor maneira possível.  Cumprir com as responsabilidades nem sempre é fácil, mas não dê lugar à preguiça, seja diligente, responsável, tenha palavra, se comprometa e cumpra. Não seja sua marca enrolação e irresponsabilidade,  se empenhe para honrar seus compromissos. Comece o dia arrumando sua cama, se cuide, se arrume para vencer o dia, mesmo se você trabalha em casa, troque o pijama velho, lave bem o rosto, passe um batonzinho, vista seu melhor sorriso e vença a preguiça. 

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. João 14:27

Deus é aquele que coloca ordem no caos. A criação de Deus é perfeita, Ele organiza todas as coisas. Em tudo, Deus nos dá paz, por isso, tudo o que você for fazer, faça com decência, ordem e excelência. 

Observo que no geral as pessoas estão muito preocupadas com a aparência,  com o exterior, mas estão vazias e rasas de conteúdo interior. Muito se fala em mesa posta na redes sociais, por exemplo, mas se importam cada vez menos com os momentos de diálogo em família. É muito bom arrumar o externo, mas o interno precisa ser revisitado frequentemente. Não creio que a solução seja um jogo de pratos impecáveis se não há paz, amor e compreensão na família. 

Cuide e organize o seu lar! Comece pelos seus relacionamentos.  Estabeleça mais diálogo, desenvolva o perdão como um hábito, seja leal, confiável e fale sempre a verdade. Ser pacificador vai além de palavras, é com seus gestos e atitudes promover paz no lar, no trabalho, na igreja, na comunidade e na sociedade.