“Alegrem-se sempre”. 1 Tessalonicenses 5.16

Sempre que passo por esse texto sou levada à reflexão. Definitivamente,  a alegria precisa ser algo muito sério pra gente. Não podemos ficar indiferentes a essa leitura, a alegria pode se tornar algo a ser perseguido, vivido, celebrado… Nem todos os dias serão bons,  mas compreender que mesmo nos momentos difíceis podemos nos alegrar em Deus, podemos relembrar a beleza que há na salvação, nosso coração fica alegre, cheio de contentamento e satisfação.

“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros”. 1 João 4:11

Muitas vezes, somos feridos e desapontados e nossa tendência é tentar nos isolar. Devo confessar que sou meio assim,  prefiro me calar, estar reclusa,  ficar na minha ao invés de discutir, revidar… Mas Cristo nos instrui a andar em amor, ainda que estejamos sem vontade. Se empenhe para dar seu melhor em seus relacionamentos. O evangelho é sobre amar uns aos outros.

“Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”. Mateus 5:44

Jesus é o centro. Quanto mais perto de Jesus estivermos, mais amorosos seremos uns com os outros. Amar quem nos ama é natural e até fácil. Difícil é amar e orar por quem nos persegue e afronta. Sejamos como Jesus, andemos em amor e nos esforcemos para amar e orar pelos nossos amigos e pelos nossos inimigos. Nossos desafetos também merecem nossas orações, perdão e gentileza. 

“De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Miquéias 7:19

Não viva como se devesse algo pra Deus. Experimente viver livre. Creia que Ele perdoa seus pecados e os lança fora. Deus não vai ficar te lembrando ou jogando na sua cara. Ele vê seu coração, seu arrependimento, te perdoa verdadeiramente e esquece. Quando Deus perdoa nossos pecados, Ele os lança ao fundo do mar e esquece para sempre. Em geral, temos dificuldade de perdoar os outros e perdoar a nós mesmos. O exemplo do nosso Pai nos ensina muito.

“Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração”. 1 Pedro 1:22

Mais que qualquer conhecimento intelectual a cerca das escrituras, o que realmente transforma nossas vidas e nossos relacionamentos é o amor. Nem sempre é fácil amar o próximo, seja ele o cônjuge, filhos, pais, vizinhos, irmãos…. Enfrentamos desafios, somos provados e testados,  mas podemos nos esforçar para desenvolver amor fraterno, verdadeiro, sincero, terno e de todo coração. Se empenhe para andar em amor e harmonia com quem quer que seja.

“Naquele momento Jesus curou muitos que tinham males, doenças graves e espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta”. Lucas 7.26

Me impressiona aqui que Jesus estava realizando milagres, curando enfermos, falando com multidões, mas as pessoas faziam questionamentos inúteis. Na vida,  isso também acontece. Talvez você esteja se edificando  realizando coisas boas e aparecem pessoas para te criticar e desanimar. Releve! Não importa seu título, interessa quem você é em Jesus. No texto, independe se ele era profeta ou mestre, ali o que interessava é que Ele deixava tudo melhor por onde passava.

“O Reino de Deus não vem com visível aparência. Nem dirão: “Ele está aqui!” Ou: “Lá está ele!” Porque o Reino de Deus está entre vocês”. Lucas 17:20

Indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu de maneira simples: o reino de Deus está entre vocês. Isso explica muita coisa, não se trata de uma placa ou denominação, o Reino de Deus vai para além da igreja, ele deve governar nosso coração. Se pergunte se os princípios e valores de Jesus reinam na sua vida. Não seja como os fariseus que se preocupavam com questões tolas e se esqueciam de ser semelhantes aquele que nos criou.

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. 1 Timóteo 1.15

A palavra de Deus é fiel e digna de toda aceitação. Jesus aceita todo tipo de gente, inclusive você e eu. Vejo pessoas se achando superiores umas às outras por motivos fúteis. Definitivamente, não acredito que ninguém seja melhor ou pior que ninguém.  Somos quem somos, iguais em imperfeições e todos com algumas virtudes. Não sejamos tolos de achar que somos especiais demais. Seja simples, seja você e não se julgue superior ao seu próximo. 

“Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável…”.  Gênesis 8.20

Noé ofereceu um altar de adoração e animais em sacrifício a Deus. Perceba que o texto diz que o Senhor sentiu o aroma da oferta. A compreensão disso nos permite entender que nem toda a oferta é recebida por Deus. Ele vê a sinceridade e pureza dos corações. Ou seja, fazer por fazer não tem valor pra Deus. Precisamos ofertar nossa vida, bens, dons, talentos e permitir que nosso coração seja um altar de adoração a Deus. Não faça nada pra Deus por obrigação ou constrangimento. Faça com sinceridade e clareza de propósito.

 

“Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa? Nada, responderam eles”. Lucas 22:35

Confiar em Deus é também crer na sua provisão. Às vezes, estamos demasiadamente preocupados e não nos damos conta que a provisão vem daquele que não falha e não muda. Nesse texto, indagam a Jesus preocupadamente e ele calmamente explica que não faltou nada para quem o acompanhava. O básico ele supre. Creia e confie!