“Tu, Senhor, reinas para sempre; teu trono permanece de geração a geração”. Lamentações de Jeremias 5:19

O Senhor não muda. Nosso Deus é mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. Essa certeza  traz segurança. Lidamos com mudanças o tempo todo,  a empresa em que trabalhamos fecha ou nos demite, o nosso cônjuge pode falhar ou pedir o divórcio,  os filhos crescem e vão embora, os pais podem adoecer ou falecer… Enfim, mudanças acontecem o tempo todo e em meio à tudo isso temos a certeza do amor e imutabilidade de Deus. Ele reina soberano e é o mesmo eternamente.

“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”. 1 Coríntios 14:33a

O oposto da desordem, não é ordem, é PAZ! Releia o versículo acima. Deus habita onde há ordem. Aqui, proponho um evangelho prático, aplicável ao nosso dia a dia, por isso, te convido a refletir sobre a importância de manter a vida, a casa, os relacionamentos e o coração em ordem. Comece por uma gaveta, aprecie como é bom arrumar, desapegar, consertar, destinar…. A organização externa nos ajuda a também nos organizar internamente.  

“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.  Romanos 12:6-8

Meditando nesse texto aprendemos muito com ele. Percebe que cada um tem dons e talentos específicos? Cada um de nós recebeu uma porção de habilidades e podemos aperfeiçoar e aprimorar ao longo da vida. Aprendemos a ser mais generosos, por exemplo, praticando a generosidade. Podemos ser encorajadores, encorajando quem está ao nosso lado. Seremos bons servos, servindo com amor. Seremos bons líderes, liderando com zelo. Seremos misericordiosos fazendo isso com alegria. Essa lógica nos respalda a desenvolver um coração agradecido, generoso e mais semelhante à Jesus e todo o seu legado.

“O Senhor ama quem busca a justiça”. Provérbios 15.9

Buscar por justiça é escolher o que é correto, é pensar se os seus atos agradar o coração de Deus, se irão ferir ao seu próximo, é ponderar as consequências de suas escolhas. A justiça de Deus é cheia de misericórdia,  afinal Ele é o próprio amor. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, entendemos que Ele carregou consigo nossos pecados, podemos andar em justiça. Busque ser justo em tudo, desde a devolução de um troco errado a uma grande decisão que pode prejudicar seu semelhante. Fazer o que é certo, independente do que os outros façam, é possível e recompensador. Deus te vê secretamente.

“Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. 1 Coríntios 14.15  Leia mais

“O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”. Provérbios 15:4

O poder de vida e morte estão na língua. Tem gente que usa as redes sociais para vomitar todo tipo de grosseria. Não seja estúpido nem deselegante, cuide do que você digita para os outros. Não escreva para alguém, algo que você não diria olhando nos olhos dessa pessoa, vigie sua ira, não seja do tipo que não leva desaforo pra casa. É melhor engolir um sapo que colocar pra fora um jacaré. Não se orgulhe de ser grosseiro com ninguém. Nosso referencial deve ser Jesus e Ele era doce, amoroso e ponderado. 

Ore

“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões”. 1 Timóteo 2.8

Uma vida de oração é transformadora. Não deixe pra falar com Deus só quando as coisas apertarem, ou rapidamente antes das refeições ou antes de dormir. Converse com Ele o tempo todo, estabeleça intimidade com o Pai por meio da oração, tenha um caderno de orações, um diário em que registra seus alvos, escreve versículos estratégicos, letras de louvores… Fale com Ele sem reservas. Até a ciência já reconhece que a oração pode muito em seus efeitos. Na minha experiência,  posso dizer que a oração acalma minhas emoções, aquieta minha mente e me ajuda a tomar as melhores decisões.

“Uma cidade aberta, sem muralhas, tal é o homem sem autocontrole!”. Provérbios 25.28

Não me canso de ler o livro de Provérbios. São tantas lições de sabedoria que vale a pena ler, reler, meditar, escrever e principalmente praticar. Esse verso nos ensina que como uma cidade sem muros é quem não pode conter o seu espírito. Dominar a si mesmo é uma habilidade que os nascidos de novo devem viver. Não adianta frequentar uma igreja e não ter seu caráter transformado em casa, no transito, no trabalho, na vizinhança,  na comunidade…  Se você se gaba por ter pavio curto, é um cristão fake. Ser parecido com Jesus é exalar autocontrole, comedimento e mansidão. 

Deus é maior

“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo”. 1 João 4:4

Deus é maior que seus medos, que qualquer trauma, preocupação ou problema. Para Ele, não há nada que o aflija. Tem muito cristão com medo do diabo, tem crente que acredita em feitiçaria, horóscopo, superstição,  etc. Escute algo importante e libertador: é o diabo quem tem que ter medo de você, sua presença deve iluminar tanto que onde você chegar, as trevas irão embora. Não o contrário!

Aceite alívio

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30

Esse texto é bastante conhecido, mas te pergunto: você realmente entende o que ele quer dizer? Jesus é socorro, alívio…. Andar com Ele precisa ser leve, descomplicado. Entregue-se à Jesus por inteiro. Deixe tudo o que pesa pra trás – mágoas, ressentimentos, tristezas, incompreensões…. Ele levou sobre si todo pecado, receba hoje a leveza daquele que é o próprio amor!