O amor não é um sentimento, é uma decisão. Sim, amar é uma escolha consciente. Diariamente escolhemos se andaremos em amor, perdão e misericórdia, ou se passaremos nossos dias em rancor, amargura, raiva ou ressentimento. Essa escolha se dá o tempo todo e cabe à nós decidir como conduziremos nossos relacionamentos. Essa passagem nos convida a refletir que não se compra amor, se vive!

“As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios podem afogá-lo. Se algum homem tentasse usar todas as suas riquezas para comprar o amor, sua oferta seria por completo desprezada.” Cantares de Salomão 8:7 

Existem situações em que somente muita oração e jejum para dissipar as trevas. Há problemas que perduram por meses, até anos, eles nos consomem, desgastam e parecem não ter fim. Eis que a palavra de Deus traz renovo e esperança, exemplificando que certas coisas de fato necessitam de muita fé, jejum e oração. Não desista, persista, persevere e creia que ainda que os problemas sejam grandes, Jesus está conosco!

Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”. Marcos 9.29

 

Finalmente chegou meu dia. Que alegria poder celebrar a chegada de um novo ano. Comemoro meus 41 anos de idade, com muito mais a agradecer a Deus, que a pedir. Que venham mais quatro décadas de vida, saúde, alegrias, abraços, surpresas e muita poesia.

Se me permite te dar conselhos, vão aí alguns valiosos: não se esconda em casulos, seja livre pra ser quem você é. Se acolha com generosidade, ouse mudar, redescobrir e ser feliz. Aprender algo novo faz sentir a vida fluir.

Eu estou aprendendo a costurar e tem sido uma experiência incrível. Me desafia, me faz mais humilde, me mostra o quanto tenho a aprender, ao mesmo tempo, me inspira e me deixa explicito que somos capazes de tudo o que nos dedicamos com intensidade e vontade.

Não normalize ser maltratada. Não deixe que críticas maldosas mudem quem você é. Não permita que palavras ou a falta delas destruam você. Estabeleça e respeite seus limites! Faça terapia. Todo mundo deveria investir em sua saúde mental. Olhar pra dentro, dói, mas faz crescer e florescer.

Existem pessoas que tem a habilidade de drenar sua alegria. Essas pessoas costumam ser críticas, duras, não perdoadoras… não seja você essa pessoa e procure não estar ao lado delas. Quando o convívio for inevitável,  guarde seu coração. Mantenha-se inabalável. Não deixe que o mal encontre morada em seu interior.

Respeitar o outro é a arte mais bela da vida. Sou seguidora de Jesus. Sim, Ele me inspira! Meu objetivo é ser semelhante à Ele. Por aqui, compartilho minhas reflexões e viagens no meu livro preferido: a Bíblia!

Talvez você ainda não esteja onde deseja mas com certeza já pode se orgulhar de ter avançado. Adore a Deus de todo coração.
Sirva com intenção. Não se canse de fazer o bem!

Escute seu corpo e cuide da sua alma. Quero a paz de aprender diariamente que servir é melhor que ser servido. Cada amanhecer é oportunidade de recomeço. Não deixe que os outros determinem quem você é e onde pode você pode chegar. Seja você quem te impulsiona a prosseguir.

Uma espiritualidade que não muda seu jeito de pensar e de tratar os outros, não serve pra nada. Seja luz onde for. lumine ao seu redor. Leve isso a sério todos os dias.

Que a gente tenha fé pra persistir e coragem pra recomeçar sempre que for necessário. Alivie a vida de alguém. Sirva com generosidade. Seja gentil. Faça um elogio. Respeite suas escolhas. Olhe pra frente. Aprecie sua trajetória. Caminhe em amor! Repito: caminhe em amor! Se ame e seja amor onde for! 

“Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
1 João 4:7-8

 

Existe um propósito espiritual no jejum. Não é deixar de comer pra emagrecer ou pra parecer espiritual. É abdicar do alimento e se consagrar em oração. Mortificar nossa carne nos eleva espiritualmente. Crescer implica em se dominar, em conter-se. O jejum deve ser acompanhado de oração e discrição. Não se deve ficar se lamentando pelo jejum, esperando que as pessoas sintam pena de você. Experimente se abster de alimentos para estar mais sensível a ouvir a voz de Deus. Também te encorajo a praticar outros tipos de propósitos, como não reclamar, não murmurar, não falar mal dos outros. É desafiador, porém muito enriquecedor.

Por isso, o Senhor diz: “Voltem para mim de todo o coração, venham a mim com jejum, choro e lamento! Não rasguem as roupas em sinal de tristeza; rasguem o coração!”. Voltem para o Senhor, seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor; está sempre pronto a voltar atrás e não castigar. Joel 2.12-14

“Quatro coisas na terra são pequenas, mas muito sábias: as formigas, que, embora não sejam fortes, armazenam alimento no verão, os coelhos silvestres, que, embora não sejam poderosos, fazem sua toca nas rochas, os gafanhotos, que, embora não tenham rei, marcham em fileira, e as lagartixas, que, embora sejam fáceis de apanhar, vivem até nos palácios dos reis”. Provérbios 30:24-27

A natureza é fonte de aprendizado e inspiração. Observar toda a criação, nos faz tirar dela lições incríveis. Nesses versos, o sábio rei nos ensina a olhar para pequenos animais e aprender com eles. Com a formiga aprendemos a poupar, trabalhar duro e ter espírito de equipe. Os coelhos fazem sua toca em lugar seguro. Os gafanhotos são altamente organizados. As lagartixas vivem bem em todos os ambientes. Aprenda um pouco com cada um deles. Esteja sensível a observar a natureza e aplicar à sua vida lições simples e ao mesmo tempo poderosas.

“A menina, que tinha doze anos, levantou-se de imediato e começou a andar. Todos ficaram muito admirados”. Marcos 5:42

Essa menina foi curada por Jesus e algo que chama a minha atenção no decorrer do texto, é a simplicidade da instrução do Mestre. Jesus mandou que a dessem de comer. Muitas vezes, estamos em busca de uma solução milagrosa para nossas dores, enquanto só precisamos parar um pouco, dar um tempo para que o nosso corpo se recupere e nos alimentar corretamente. As mulheres no geral cuidam dos outros – dos filhos, do cônjuge, dos pais, mas muitas vezes, se esquecem de si. Não se abandone, não negligêncie seu descanso e sua alimentação. Nosso corpo é templo do Espírito Santo, merece ser cuidado com carinho e atenção. 

Conta a bíblia que a mulher de Ló se transformou em uma estátua de sal, ao olhar pra trás. Essa passagem me convida a uma reflexão sobre olhar pra frente. Não podemos viver presos ao passado. Ao olhar pra trás,  ficamos paralisados. Existem pessoas que resistem em avançar, continuam aprisionadas às suas dores e frustrações. Não raro vemos pessoas descrevendo situações que viveram com mágoa, ressentimento… Sei que não é fácil, mas é preciso esforço para perdoar e avançar para o futuro. Não se constrói nada novo se ficarmos presos ao passado. Decida conscientemente olhar para o novo e  seja grato. Dê boas-vindas às novas chances de ser e fazer feliz.

“Então o Senhor fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Destruiu-as completamente, além de outras cidades e vilas da planície, e exterminou todos os habitantes e toda a vegetação. A mulher de Ló, porém, olhou para trás enquanto o seguia e se transformou numa coluna de sal”. Gênesis 19.24-26

“Não me chamem de Noemi”, respondeu ela. “Chamem-me de Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga. Rute 1:20

Às vezes, circunstâncias da vida nos deixam tristes e indignadas. Infelizmente, coisas más acontecem com pessoas boas. Só não podemos nos abater ao ponto de nossa dor se transformar em amargura. Nessa passagem, Noemi perdeu o marido e os filhos, estava desolada, queria mudar seu nome para amargurada. Mesmo em meio à tanta dor, sua nora Rute a honrou e elas seguiram em frente. Talvez sua tristeza tenha se agravado no dia mal, seja uma doença, um assalto, um divórcio, um acidente, o desemprego, qualquer que sejam dores, não deixe que se transforme em algo crônico. Permita que Deus use toda a sua trajetória para expressar que Ele é capaz de transformar seu choro em riso. 

Seguimos no mês de março, estudando a cada dia uma história transformadora. A mulher do fluxo de sangue, conta a bíblia, que já havia gastado todos os seus recursos com médicos e remédios, para curar sua hemorragia que durava mais de 12 anos. Nada resolvia seu problema. Até que ela viu Jesus em meio a multidão. Ela apenas tocou em suas vestes e ficou curada. Basta apenas um toque no Mestre para que sejamos restaurados. Só precisamos crer. Ter um encontro com Deus independe das circunstâncias. Ainda que estejamos em meio à enfermidade, escassez, exaustão, frustração… Jesus pode nos curar! Na carência de recursos, não desista, continue crendo em Deus. Na doença, escolha confiar em Deus. Apenas toque suas vestes e seja transformado.

Jesus lhe disse: “Filha, sua fé a curou. Vá em paz. Seu sofrimento acabou”. Marcos 5:34