“Quem ajuda os pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para a pobreza será amaldiçoado”. Provérbios 28:27

Quanto mais se dá mais se tem. Parece ilógico, mas é real. Experimente ser doador, você verá a multiplicação e o milagre em tudo. As pessoas mais prósperas, são exatamente as mais generosas. A pobreza e a fome tem sido comuns ao nosso redor, mas não devemos nos acostumar com isso. Não passe pelo necessitado, como se ele fosse invisível. Se vir alguém com fome, ofereça de comer. Se vir alguém com sede, ofereça de beber. Se vir alguém com frio, aqueça-o. Um sorriso e uma palavra gentil, também são remédio para o aflito. Seja alívio pra alguém.

“Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro”. Provérbios 27:17

Boas amizades nos aperfeiçoam. O rei Salomão do alto de sua maturidade e sabedoria nos ensina que uma boa amizade nos permite ser lapidado e nos ajuda a lapidar o outro. Amizade é uma troca, ajuda mútua, é amor que nunca morre já disse o poeta. Quando você se compromete com um amigo, você o ajuda a crescer e também cresce. Como um ferro afiando outro ferro, ambos se tornarão mais fortes e úteis. Assim somos nós. Invista nas boas amizades que somam e acrescentam vida aos seus dias. Não crescemos sozinhos, somos seres relacionais. Precisamos uns dos outros para somar. Não se isole! Ainda que eventualmente a gente se decepcione, mesmo assim vale a pena viver acreditando nas boas relações.

“Não responda aos argumentos insensatos do tolo, para que não se torne tolo como ele”. Provérbios 26:4 

Às vezes, o melhor que podemos fazer diante de uma ofensa é nos calar. Não se apresse em responder, confie que é Deus quem te justifica. Com o tempo tudo se torna claro e você aprenderá que é tolice querer ter razão ou resposta na ponta da língua. Seja sábio, aprenda a se calar e a esperar. Quando você age com tolice, se iguala ao tolo, essa é a mensagem central desse Provérbio. Relembro o que meditamos há alguns dias, até o tolo é tido por sábio quando sabe a hora certa de se calar (Provérbios 17.28) . Descanse e confie! Definitivamente é melhor ter paz que razão, é melhor levar o desaforo pra casa e não se igualar ao insensato, é melhor ser manso e humilde como Jesus foi. 

“Quem não tem domínio próprio é como uma cidade sem muros”. Provérbios 25:28

Os muros eram a proteção das cidades. Logo, uma cidade sem muros era uma cidade desprotegida. Assim é alguém se domínio próprio, a pessoa se torna desprotegida, vulnerável às suas próprias intempéries.  Dominar a si mesmo é uma arte, é uma habilidade das pessoas maduras, com equilíbrio emocional. Nem sempre será fácil, mas Deus pode nos capacitar. Que no seu dia a dia, você consiga ser equilibrado e moderado. Assim, protegerá a si mesmo e a quem está ao seu redor.

“Uma resposta honesta é como um beijo de amizade”. Provérbios 24:26

Falar com doçura é uma virtude. Se você é do tipo que parece estar sempre com raiva, que sempre responde rispidamente, sinto informar, mas provavelmente sua companhia não é nada agradável. Uma resposta dura pode ser dada com gentileza, com as palavras certas, com o tom adequado. Não viva como se estivesse brigando. Leve a vida com mais leveza, doçura e gentileza. 

“Não perca tempo falando com o tolo, pois ele despreza até os conselhos mais sensatos”. Provérbios 23:9

Nosso tempo é precioso demais para se perder com tolices. O discernimento é necessário para que você avalie como deve empreender seu tempo. Evite gastar sua energia com pessoas que não querem ser ajudadas. Há pessoas que só querem reclamar, mas que não querem mudar ou se responsabilizar. Dedique-se à instrução, ouça atentamente as palavras de conhecimento e definitivamente não perca seu tempo com o tolo.

“O prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências”. Provérbios 22:3

A precipitação pode nos colocar em perigo. Muitas vezes, agimos por impulso e depois vamos lidar com as consequências. O sábio se antecipa, observa, age com prudência e só então faz suas escolhas. O mundo exige de nós um imediatismo e um senso de urgência que pode nos fazer correr riscos. Ainda que estejamos sob pressão, façamos as melhores escolhas, guiados por Deus e sua infinita sabedoria. 

“Quem busca a justiça e o amor encontra vida, justiça e honra”. Provérbios 21:21

Algumas passagens bíblicas são tão claras, que dispensam explicações. É tão bonito quanto óbvio pensar que quem semeia com amor e justiça, encontrará vida e honra. Ser justo nem sempre será fácil, requer esforço, sacrifício, é honrar sua palavra, respeitar o próximo acima de tudo, ainda que isso lhe custe ou cause dano. E andar em amor também requer esforço, vai nos confrontar e nos obrigar a ser perdoador, doce, gentil, ainda que sem vontade, mas podemos ter a certeza que Deus nos recompensará com honra. Experimente! 

“Não diga: ‘Vou me vingar deste mal’; espere o Senhor resolver a questão”. Provérbios 20:22

Vingança é pecado! Nossa natureza pecaminosa, muitas vezes, deseja se vingar, anseia por justiça, se acha sempre com razão, mas a palavra nos instrui a nunca desejar o mal. Não cause nenhum dano ou prejuízo a alguém.

Ainda que você sofra uma afronta, precisa crer que a punição e castigo, provém de Deus.

“A esposa briguenta é irritante como uma goteira”. Provérbios 19:13

Imagina uma torneira gotejando dia e noite. Além de desperdiçar água, faz um irritante barulho sem cessar. Uma pessoa briguenta é alguém difícil de lidar. Ninguém quer conviver com alguém chato, murmurador,  reclamão… Esse provérbio não vale só para esposas, se aplica ao marido, filhos, amigos, parentes, colegas, vizinhos…. Seja a sua companhia como um oásis de paz onde você estiver. Não se gabe se você for briguento, intolerante, impaciente, pelo contrário, se envergonhe, se arrependa e busque se parecer com Jesus. Ele é nosso modelo de alguém tranquilo, amável e sociável.